quarta-feira, 30 de março de 2011

Eurotúnel


Um túnel conectando a Inglaterra e a França tem sido o cálice sagrado da engenharia desde o século XIX. A primeira tentativa de escavação do túnel começou em 1880, mas o projeto foi abandonado logo depois, e permaneceu adomercido durante centenas de anos.
Em 1988, tratados internacionais foram assinados, negócios fechados e mais uma escavação foi iniciada.
A 50km ponta a ponta de Kent a Normandia, com 39km passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo. Considerado o projeto de engenharia mais ambicioso e custoso de sua época, o Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
Transmanche Link, a firma de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.
Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal. Na verdade, o túnel conta com três passagens inviduais: 2 túneis de 7.6m de diâmetro carregando os trens, e um túnel central de 5m de diâmetro para serviços e acesso de emergência.
Durante os seus primeiros seis anos de operação, 112 milhões passageiros utilizaram o serviço.


CURIOSIDADES
Data da construção: 1994
Custo:Aproximadamente 9 bilhões de libras.
Altura: 7,6 metros
Comprimento: 50,45 quilómetros
Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar.
Número de trabalhadores: 13.000
Tempo de construção: 6 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de janelas: nenhuma
Volume de terras removidas: 4 milhões de metros cúbicos, só no lado inglês

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